Dúvidas

LISTAMOS AQUI AS PRINCIPAIS DÚVIDAS
COM RELAÇÃO AO REGISTRO DE MARCAS E PATENTES.

Caso sua pergunta não esteja respondida abaixo, deixe seu
telefone no formulário
que há nesta página e nós ligaremos para você!

1 - Preciso registrar minha marca, mesmo que já tenha um nome aprovado na Junta Comercial e no CNPJ?

Sim, porque são coisas diferentes. Para constituir uma empresa, é obrigatório registrá-la na Junta Comercial (órgão do governo responsável por fazer o cadastro público do negócio). A partir daí, ninguém mais poderá abrir uma empresa com a mesma razão social no seu estado.
Mas, ter o registro na junta comercial e ter um CNPJ não tem nada a ver com ter a propriedade da Marca. Somente o registro da Marca garante a propriedade dela a nível nacional, no seu ramo de atividade.

2 - Não tenho CNPJ, posso registrar minha Marca?

Sim, pode. O registro pode ser feito por pessoa física também.

3 - O que acontece se alguém registrar a Marca que uso em meu negócio?

Provavelmente você perderá a sua marca. Quem não registra não é dono. Por isso, aconselhamos que registre o quanto antes.

4 - Devo incluir logotipos, imagens e formatos nesse registro?

Depende do tipo de negócio. O registro só do nome, ou a chamada marca nominativa, é ideal para empresas que não se apoiam em desenhos e imagens para distingui-las no mercado. Já a ‘marca mista’ é recomendada para quem aposta na estilização do nome ou em um logotipo a ele associado. Há ainda as empresas que investem na renovação constante dos elementos visuais: para essas, a melhor opção é a ‘marca figurativa’. Nesse caso, o nome da marca é desvinculado das imagens, que serão submetidas a um novo registro toda vez que passarem por mudanças.
Existe ainda a opção de proteger a forma do produto, adotando o registro de ‘marca tridimensional’ — um caso exemplar é o do chocolate Toblerone.

5 - Minha marca estará protegida somente depois que o registro for aprovado?

Não, em tese o pedido de registro já garante direitos. pois desta forma você tem uma expectativa de direito e estando seu pedido de registro de acordo com a lei, com a documentação correta, certamente o seu registro será aprovado. Por isso é muito importante que o registro seja feito e acompanhado por um time de especialistas.

6 - Se eu solicitar o registro e alguém logo depois também entrar com o registro dela, o que acontece?

Quem pediu o registro primeiro, tem a prioridade do registro.  Por isso é importante que você registre logo!

7 - Já existe outra empresa com o mesmo nome da marca que quero usar. Posso registrá-la mesmo assim?

É possível registrar marcas idênticas, desde que pertençam a setores diferentes.
A exceção fica por conta das chamadas “marcas de alto renome”: nesse caso, os elementos não podem ser copiados em nenhum segmento, porque excedem os limites formais de seus mercados

8 - Por quanto tempo vale o registro de uma marca?

O registro de uma marca é válido por 10 anos, e pode ser renovado por períodos iguais e sucessivos, ou seja, a marca poderá ser sua para sempre. Basta renovar a cada 10 anos!

9 - Registrar uma Marca é o mesmo que patentear?

Não. Muita gente confunde registro de marca com patente. Patente é para inventos, que você cria e patenteia. Marca você registra, para adquirir a propriedade e ser exclusivo no mercado em seu ramo de atividade.

10 - O contrato de sigilo industrial substitui o depósito de patente?

Não, são dois procedimentos distintos.  O sigilo industrial é uma cláusula em contrato que pode ser feita entre empresas ou entre seus funcionários para guardar o segredo de uma fórmula ou de um processo industrial pelo tempo que desejarem. Já a patente é indicada para quem busca uma segurança externa e mais generalizada sobre sua invenção no mercado. Se houver a quebra do sigilo industrial ou da patente, é possível solicitar uma liminar judicial para impedir que a parte que violou o acordo — ou que se beneficiou diretamente da violação— explore a invenção.

11 - Posso patentear apenas uma ideia, ou é preciso apresentar um protótipo?

A Lei da Propriedade Industrial não permite patentear ideias abstratas e atividades intelectuais. Também não é possível proteger descobertas científicas, métodos ou invenções que não possam ser industrializadas. Algumas dessas criações (textos, por exemplo) são protegidas por outra lei, a de Direito Autoral.
Entre as opções que podem ser patenteadas, entram as invenções (processos, produtos ou melhorias em objetos de uso prático) que apresentem uma novidade e tenham aplicação industrial. Por isso, antes de iniciar o processo no INPI, é importante pesquisar se não há nada igual ou semelhante já patenteado no Brasil e no exterior. O instituto oferece um serviço de “opinião preliminar” cobrado à parte, para averiguar suas chances de obtenção da patente. O órgão não exige um protótipo do invento, mas é necessário explicá-lo minuciosamente na documentação.

12 - Se copiarem minha marca ou invenção, como devo agir?

Em primeiro lugar, notificamos o concorrente de forma extrajudicial. Se não há acordo, podemos optar pela judicialização do caso, inclusive com o pedido de danos materiais e morais.
Caso os processos de Registro ainda estejam tramitando, o que vale é o princípio da anterioridade, ou seja, a data de quem fez o depósito ou o pedido de registro em primeiro lugar.

13 - O que eu tenho que saber sobre prazos?

O registro perde seus efeitos se a marca ficar sem uso por mais de cinco anos. Sempre que a marca sofrer atualizações (mudanças no nome, desenhos e imagens, ou forma tridimensional), é necessário iniciar um novo pedido de registro.
Já a patente tem validade limitada e predeterminada: são 20 anos para invenções e 15 anos para modelos de utilidade (ou seja, melhorias em produtos já existentes ou num processo de fabricação), contados a partir da data do depósito. Após o período de exclusividade do autor, a tecnologia cai em domínio público e pode ser usada livremente por qualquer pessoa ou empresa.

14 - Quais são os valores e os prazos em
cada etapa do processo?

Atualmente temos deferimento dos pedidos de registro de marca
em média em oito meses.

Para as patentes, os prazos médios vão de sete a 13 anos, conforme a área. O prazo mais curto é para química fina, e os
mais longos costumam ser para telecomunicações e eletrônicos.
Quanto aos preços, o valor dependerá de inúmeros detalhes do seu caso, por exemplo, se sua marca será registrada em apenas uma categoria ou mais de uma, assim como com a patente.

Deseja receber nosso contato, sem compromisso, com o valor do investimento para o seu caso?

Nomenclaturas importantes

Marca

Conduzimos todo o processo de Registro do sinal distintivo que identifica seus produtos ou serviços e faz crescer o seu negócio. E se você já tem sua marca registrada, também cuidamos da renovação desse registro.

Patente

Protege a invenção de uma tecnologia com aplicação industrial. Quanto dura: 20 anos para Invenção (tecnologia de produtos, serviços ou processos) e 15 anos para modelo de utilidade (mudanças na forma de um objeto para melhorar o uso ou a fabricação).

Programa de computador

Você é um desenvolvedor ou possui uma empresa de TI? Não deixe seus softwares desprotegidos. Fale conosco e entenda como o registro pode garantir direitos no Brasil e no mundo.

AINDA TEM DÚVIDAS SOBRE O
REGISTRO DE SUA MARCA?

Não se preocupe. Nosso time de especialistas entrará em contato
com você o mais rápido possível e irá lhe ajudar com todos os passos
necessários para registrar a sua marca com segurança.

Informe seus dados:

Fale conosco via WhatsApp!